O CEDICAN
O Centro de Ciências Rurais do Campus de Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina conquistou autorização judicial para o cultivo, preparo, produção, fabricação, depósito, porte e prescrição da Cannabis sativa, sendo a única instituição de ensino e pesquisa do Brasil a obter tal licença para pesquisas veterinárias.
Neste contexto, a UFSC Curitibanos, uma das maiores referências em Medicina Veterinária Canabinoide da América Latina e Caribe, possui o potencial para desenvolver pesquisas para garantir o uso econômico e terapêutico da C. sativa e pavimentar a indústria brasileira.
O Centro de Desenvolvimento e Inovação Canábica (CEDICAN) é um centro de referência canabinoide com missão de atuar como catalisador técnico-científico para a implementação, desenvolvimento e consolidação da indústria canábica brasileira como novo setor econômico.
Responsável pelo cultivo agroecológico de Cannabis sativa para fins de obtenção de produtos para uso veterinário de alta qualidade e diversidade, o CEDICAN pretende garantir matéria-prima e recursos tecnológicos para pesquisa e desenvolvimento de produtos de interesse para as indústrias parceiras, atrair e fomentar a criação de empresas e startups em Curitibanos, e formar um socioecossistema canábico.
Localização estratégica
O Campus de Curitibanos está localizado em uma importante interseção econômica-universitária do estado. O CEDICAN converge a agroindústria alimentícia com as indústrias têxteis e de celulose, facilitando a logística de pesquisa e desenvolvimento em diversos setores econômicos.
O CEDICAN é situado no polo madeireiro de Santa Catarina, região com grandes indústrias de celulose. O Campus de Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina pode contribuir para o desenvolvimento da indústria têxtil do cânhamo, garantindo tecnologia, conhecimento e soberania nacional. Instituições e empresas públicas e privadas de grande calibre estão estrategicamente posicionadas de modo a permitir abordagem múltipla para o avanço do setor.
Oportunidade e Sustentabilidade
Hoje o mundo aproveita menos de 5% da biomassa produzida pela Cannabis. O Cânhamo pode substituir fontes altamente poluentes de diversos setores industriais.
Na área têxtil, o cânhamo consome 2,5x menos água do que o algodão e produz o mesmo em ¼ do tempo. Na indústria da celulose, que desmata o equivalente a uma Portugal por ano no mundo, o cânhamo inverte o fluxo de emissão de CO2, sendo carbono negativo. O mesmo acontece na construção civil, responsável por 40% do total de emissões, em que o concreto de cânhamo absorve 50 kg de CO2 por kg produzido, enquanto o concreto convencional emite 250 kg para o mesmo kg. Biocombustível, supercondutores, superalimento, bioplastícos e tantas outras áreas podem ser explorados.
Iniciando pelo avanço científico e desenvolvimento de produtos para o uso veterinário, e pelo desenvolvimento de linhagens, protocolos e produtos para o cultivo medicinal e, futuramente, industrial, o CEDICAN permite que a Universidade seja partícipe do processo de transição regulatória no país, provendo informação científica atual e acurada em todas as áreas de possível uso de produtos derivados da C. sativa L., possibilitando e fomentando a indústria, a geração de empregos e a soberania nacional.
Seja um parceiro do CEDICAN e apoie essa causa rumo à liberdade e soberania nacional.
Saiba mais em cedican.paginas.ufsc.br